Pensando em se casar? Existem planilhas para evitar excessos de gastos neste momento e que permitem acompanhar o fluxo de pagamento dos fornecedores de forma que não comprometam o orçamento pessoal.
Ter esse planejamento detalhado dos gastos da festa e cerimônia evita o endividamento, ainda mais em uma fase delicada que é o início da vida a dois.
Além disso, quanto mais perto da data, mais envolvidos emocionalmente os noivos estarão. Nesta hora a empolgação pode tomar conta e o critério para avaliação de necessidades pode ficar comprometido. Por isso, é importante ter uma ferramenta a recorrer, até mesmo para organizar tarefas.
Veja abaixo três opções de planilhas gratuitas para planejar a sua festa de casamento:
Planilha de Simulação de Gastos – iCasei
A planilha oferecida pelo site organizador de cerimônias contém exemplos e um simulador que ajudam o casal a fazer escolhas e trabalhar com prazos.
O site buscou utilizar uma tabela padrão com valores de despesas comuns em um casamento médio. Portanto, seu objetivo é apenas servir como referência, e é possível adaptá-la.
É possível considerar no orçamento a taxa de juros da aplicação financeira onde o investimento está aplicado, descontada a inflação, e o Imposto de Renda, se houver.
Planejador de orçamento para casamento – Microsoft Office
Na planilha da Microsoft é possível inserir os gastos estimados e os reais e ter, automaticamente, o porcentual de quanto está abaixo ou acima do orçamento.
No item decoração, por exemplo, há espaço para gastos com flores, toalhas de mesa, etc. Em fotografia, é possível inserir o custo do serviço no dia da cerimônia e também do álbum de fotos.
Um gráfico de pizza diz o quanto cada item está ocupando em relação ao total do orçamento. É possível detalhá-los.
Dicas para se planejar
Veja as recomendações da planejadora certificada pela Planejar Florence Corrêa, para ajudar na organização da festa:
Os noivos devem aproveitar o evento para ter uma conversa sobre dinheiro. O assunto não deve ser tabu. É importante definir, juntos, o orçamento para a festa, e o que cada um deseja.
Gastos menores sem controle podem se traduzir em um gasto adicional relevante. Daí a importância de colocar todos os gastos na ponta do lápis
Pesquise muito, pois o preço dos serviços pode variar bastante. Considere gostos, mas também se atenha ao limite do orçamento.
Planeje e comece a realizar o pagamento das taxas de reserva dos principais serviços com antecedência para não ficar sem opções (e pagar mais caro por eles) conforme o evento se aproximar
O ideal é determinar uma sobra do orçamento, que ajudará com as despesas de última hora, como um gerador de luz que ninguém estava considerando no orçamento.
Quer conhecer investimentos mais rentáveis do que a poupança? Confira esse curso oferecido pela B3.