Mercados hoje: guerra comercial e alternativa para IOF ainda seguem no foco Daniela Frabasile

Read More 

Em um dia sem indicadores econômicos relevantes, investidores seguem com foco no que vinha movimentando os mercados ontem. No exterior, o tom é de cautela em meio a atritos entre Estados Unidos e China. Os dois países se acusam mutuamente de violar a trégua comercial firmada no mês passado.

Além disso, o mercado deve repercutir o resultado do índice de gerente de compras (PMI) industrial da China. Em abril, o indicador caiu a 48,3, na primeira vez em oito meses que o número fica abaixo de 50 – quando o PMI fica abaixo desse valor, indica contração na atividade do setor.

Já por aqui, o foco ainda está nas discussões em torno do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). O aumento das alíquotas é alvo de críticas, e agora, o governo busca alternativas para a arrecadação. Ontem, o ministro Fernando Haddad afirmou que enviará medidas estruturais para aprovação do Congresso. Nesta manhã, Haddad disse que deve ter definição sobre o IOF até às 15h.

Agentes devem acompanhar também o resultado da produção industrial de abril, que será divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A informação deve servir como subsídio para entender se a atividade econômica do país tem desacelerado, o que pode ajudar o Comitê de Política Monetária (Copom) em seu trabalho de controlar a inflação.

Relembre o fechamento

Na segunda-feira (2), o principal índice de ações do mercado brasileiro, o Ibovespa B3, fechou o dia em baixa de 0,18%, aos 136.786,65 pontos. Entre as maiores altas do Ibovespa B3, ficaram a Metalúrgica Gerdau (+5,14%), Gerdau (+5,05%) e CVC (+4,22%). No lado oposto, São Martinho (-4,82%), Braskem (-4,36%) e RD Saúde (-3,23%) lideraram as quedas. 

Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.

  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Generated by Feedzy
Scroll to Top