Nesta terça-feira (1) sem grandes divulgações de dados econômicos, os investidores devem seguir atentos ao atrito entre o governo e Congresso por conta do IOF, bem como às negociações comerciais dos Estados Unidos.
Ao que tudo indica, o governo deve acionar o STF para questionar a derrubada do decreto que aumentava o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). O caso deve tensionar ainda mais a relação do Congresso com o governo e judiciário.
Apesar disso, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou hoje em entrevista ao Valor Econômico que ainda está disposto a negociar. “Defendo que nós voltemos a sentar e conversar, inclusive sobre gasto primário”, diz.
No cenário externo, as atenções estão voltadas para as negociações comerciais que envolvem os Estados Unidos. O presidente norte-americano Donald Trump colocou a data 9 de julho como prazo para o fim das conversas. O governo dos EUA já anunciou acordo com China e Reino Unido e avança nas negociações com Canadá e União Europeia.
Como foi o mercado ontem
O 1º semestre de 2025 terminou e o Ibovespa B3 fechou o período em forte alta. O principal índice de ações da bolsa brasileira encerrou a segunda-feira, 30, com valorização de 1,45%, aos 138.854,60 pontos, totalizando 15,44% de ganhos nos primeiros seis meses do ano.
Já o dólar comercial fechou em queda de 0,91%, aos R$ 5,43, somando baixa consistente no semestre. Em junho, o dólar acumulou baixa de 4,99%, e no segundo trimestre, a baixa foi de 4,76%.
Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.