Após dias de repercussão sobre a tensão comercial entre EUA e Brasil, o dia foi mais ameno no mercado, com investidores de olho na decisão do STF de retomar o aumento do IOF (Imposto sobre Operações financeiras). Assim, o Ibovespa B3 fechou praticamente estável, com 0,04% de valorização, aos 135.564,74 pontos.
Após semanas de idas e vindas, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes decidiu ontem pela retomada do decreto presidencial que elevou as alíquotas do IOF.
O volume de negociação do dia foi baixo, com o mercado ainda em cautela na espera da resolução das tarifas que o presidente dos EUA, Donald Trump, colocou sobre as exportações brasileiras ao seu país.
+ IR e IOF: Como ficam os impostos sobre os investimentos após a decisão do STF?
Ibovespa hoje
Neste cenário, o Ibovespa oscilou entre 135.792,48 pontos na máxima e 135.016,25 pontos na mínima do dia. O volume negociado na B3 foi de R$ 13,34 bilhões.
Dólar hoje
Em mais um dia de troca de lado, o câmbio fechou em baixa nesta quinta-feira. O dólar comercial terminou as negociações com recuo de 0,26%, aos R$ 5,54.
“A virada não teve um gatilho específico, mas refletiu o aumento do apetite por risco, com melhora no desempenho das bolsas de Nova York e desaceleração da alta do dólar frente a outras moedas globais”, afirma Bruno Shahini, especialista em investimentos da Nomad.
Bolsas de Nova York
O dia foi de otimismo nas bolsas de Nova York, com os índices S&P 500 e Nasdaq fechando em recordes. O bom humor veio de dados econômicos sólidos e balanços corporativos que mostraram que consumidores norte-americanos continuam dispostos a gastar.
Com isso, de acordo com dados preliminares, o S&P 500 ganhou 0,56%, para 6.299,02 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançou 0,76%, para 20.887,74 pontos. O Dow Jones subiu 0,56%, para 44.502,42 pontos.
Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.