lpacademy.com.br

Investe em ações? Evite esses erros comuns que te fazem pagar mais imposto Daniela Frabasile

Read More 

Investir em ações pode trazer resultados positivos, mas muitos investidores ainda têm dúvidas na hora de declarar as operações à Receita Federal. De fato, alguns erros na hora de declarar o Imposto de Renda podem fazer com que o investidor acabe pagando mais do que deve.

O Bora Investir conversou com Renata Grosman, especialista em IR da Grana Capital, e Wesley Beneventi, da IRTrade, que detalharam os erros mais comuns que podem ser evitados. Confira!

Esquecer de declarar operações isentas de IR

As vendas de até R$ 20 mil em ações feitas dentro de um mês são isentas do pagamento do imposto de renda. Mesmo assim, essas operações precisam ser informadas.

“A declaração é anual, já a apuração dos resultados precisa ser feita mensalmente. E o investidor é responsável por apurar ou recolher imposto, seja com um app ou planilha”, diz Renata.

E vale lembrar que essa isenção vale apenas para ações. Para operações com FIIs, por exemplo, qualquer venda com lucro é tributada.

Não registrar prejuízos e compensações

Outro deslize comum é deixar de lançar prejuízos obtidos em meses anteriores. Essa falha impede a compensação futura, fazendo com que o investidor pague imposto integral sobre ganhos, quando poderia reduzir o valor devido.

“É preciso fazer todo o histórico, para indicar de quais operações surgiram esse prejuízo que vai ser usado nas compensações”, diz Renata.

Wesley Beneventi lembra que os resultados – positivos ou negativos – devem ser compensados mês a mês, e sempre dentro do mesmo CPF: “Se tive resultado negativo em uma corretora e positivo em outra, a compensação é feita no consolidado daquele mês. O que conta para a Receita não é a corretora, é o CPF do investidor”.

Ele reforça ainda que é possível corrigir erros antigos: “São cinco anos fiscais em que conseguimos fazer a retificadora. Por isso, avaliar o que foi declarado no passado e se foi feito corretamente é fundamental”.

Renata, especialista em IR da Grana Capital, lembra ainda que, caso o investidor encerre um ano com prejuízos nas operações de renda variável, é possível informar o prejuízo acumulado na declaração do ano seguinte.

Compensar prejuízos de forma equivocada

Renata Grosman explica que só se pode compensar prejuízos e lucros com o mesmo tipo de operação e com as mesmas classes de ativos. Por exemplo: um prejuízo com swing trade não serve para compensar um lucro com day trade; assim como um prejuízo com a venda de Fundos Imobiliários não pode ser usado para compensar lucros com ações.

Erros no preço médio de compra declarado no imposto de renda

O cálculo incorreto do custo de aquisição das ações também gera dor de cabeça. Se o investidor erra nesse cálculo, pode inflar artificialmente o lucro declarado e, consequentemente, pagar mais imposto do que o necessário.

Ainda sobre preço médio, Renata Grosman alerta que um erro comum é quando o investidor atualiza o valor de suas ações na ficha “Bens e Direitos” pelo valor de mercado. Segundo ela, o correto é manter o preço médio de aquisição dos ativos na declaração.

Confusão entre day trade e operações comuns

Day trade e operações comuns têm alíquotas diferentes de imposto. Misturar os dois tipos de negociação na hora da declaração é um erro recorrente. Beneventi explica que o problema não está apenas nos resultados, mas também nas retenções na fonte: “É preciso separar corretamente os valores obtidos e retidos em operações comuns e de day trade”.

Mais do que uma obrigação fiscal, declarar corretamente os investimentos em ações garante que o investidor não perca dinheiro à toa. “O investidor tem que ter esse cuidado, porque um erro hoje pode refletir nos resultados de amanhã”, alerta Beneventi.

Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor. 

  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Generated by Feedzy
Scroll to Top