Janeiro pode ser um mês complicado para as finanças. Além da fatura do cartão com as compras de dezembro e da lista de material escolar, é quando começam a chegar as cobranças de impostos sobre patrimônio, como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Para se planejar, conhecer o calendário de pagamento do imposto é chave. No estado de São Paulo, o governo já divulgou o calendário de pagamentos.
IPVA 2026: carros com mais de 20 anos terão isenção
De acordo com o Decreto publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo, o IPVA de 2026 poderá ser pago à vista em janeiro, com desconto de 3%, até a data determinada para cada placa (veja tabela abaixo), ou parcelado entre três e cinco vezes, de acordo com o valor do imposto, sem desconto.
Confira as datas limites para cada placa para pagamento do IPVA à vista, em janeiro
PLACADATA LIMITEFinal 112Final 213Final 314Final 415Final 516Final 619Final 720Final 821Final 922Final 023
Quem preferir, pode ainda pagar o IPVA em fevereiro, sem desconto, seguindo a data-limite do final de cada placa.
Como funciona o parcelamento do IPVA?
O parcelamento do IPVA pode ser feito em até cinco vezes, de janeiro a maio, desde que o valor total do imposto seja igual ou superior a 10 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesps). Em caso de valores menores, o parcelamento poderá ser feito em quatro ou três parcelas.
IPVA: é melhor pagar à vista ou parcelar?
Como pagar o IPVA em São Paulo
Para quitar o imposto, basta dirigir-se ao caixa eletrônico ou internet Banking com o número do Renavam do veículo e optar pela modalidade de pagamentos o IPVA.