Os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado. Seja por sua facilidade, a credibilidade do setor ou seus bons retornos, os FIIs se tornaram um dos ativos queridinhos dos investidores.
Por isso, quem investe no setor ou quem quer começar a investir sempre está atento aos fundos que mais retornam e pagam dividendos. Um levantamento da Quantum Finance traz os maiores retornos de FIIs e os que mais distribuíram dividendos nos 5 primeiros meses do ano em 2023. Confira a seguir:
Top 10 FIIs – Maiores Retornos Positivos no ano
RankingNome do AtivoTickerRetorno1KINEA II REAL ESTATE EQUITY FIIKNRE1143,75%2TELLUS PROPERTIES FIITEPP1125,15%3VIDA NOVA FIIFIVN1120,57%4GENERAL SHOPPING OUTLETS DO BRASIL FIIGSFI1119,60%5BRESCO LOGÍSTICA FIIBRCO1119,46%6NAVI IMOBILIÁRIO TOTAL RETURN FIINAVT1116,91%7MOGNO HOTÉIS FIIMGHT1116,65%8VINCI SHOPPING CENTERS FIIVISC1115,54%9KINEA CREDITAS FIIKCRE1114,99%10CSHG IMOBILIÁRIO FOF FIIHGFF1114,62%Fonte: Quantum Finance
Top 10 FIIs – Maiores Dividend Yield no ano
RankingNome do AtivoTickerDividend Yield1LIFE CAPITAL PARTNERS FIILIFE117,04%2JPP CAPITAL RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS FIIJPPA117,02%3CARTESIA RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS FIICACR116,81%4URCA PRIME RENDA FIIURPR116,71%5HABITAT RECEBÍVEIS PULVERIZADOS FIIHABT116,70%6MOGNO HOTÉIS FIIMGHT116,65%7VOTORANTIM SECURITIES MASTER FIIVOTS116,58%8RIZA AKIN FIIRZAK116,57%9VINCI CREDIT SECURITIES FIIVCRI116,55%10RBR PREMIUM RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS FIIRPRI116,44%Fonte: Quantum Finance
Metodologia
Para ambos os top FIIs, maiores Retornos Positivos no ano e maiores Dividend Yield no ano, foram considerados os seguintes critérios:
Selecionados apenas FIIs negociados em bolsa no dia 05/06/2023;
FIAGROs de FII foram desconsiderados do estudo;
Foram considerados apenas Fundos em Funcionamento Normal na CVM e com dados suficientes para cálculo de ambas as medidas no período selecionado (02/01/2023 até 31/05/2023);
Como critério de liquidez, foram considerados fundos que tiveram pelo menos 1 (uma) negociação por dia no período (02/01/2023 até 31/05/2023);
Foi utilizado como critério de desempate o maior valor na outra medida.
Destaques entre os FIIs com maiores retornos
O destaque do ano até aqui entre os FIIs, segundo o levantamento é o Kinea II Real Estate Equity, que teve retorno positivo de 43,75%. O fundo que é do tipo de desenvolvimento tem quase o dobro do rendimento do segundo colocado.
De acordo com João Vítor Freitas, analista da Toro Investimentos, alguns fundos que são menos líquidos são sujeitos a variações mais bruscas e esse é o caso do líder do ranking. “O Top 1 do ranking é um fundo que tinha prazo e já está em processo de desinvestimento, então acaba destoando um pouco dos outros mesmo”, explica.
Na visão geral, o analista destaca o bom desempenho dos fundos de tijolo (de investimentos diretos em imóveis) que ocupam as 5 primeiras posições do ranking. De acordo com ele, a perspectiva de mudança de política monetária, com a possível queda da Selic nos próximos meses, faz o mercado se antecipar aplicações nesses tipos de produtos.
“Os fundos de tijolo são correlacionados inversamente à taxa de juros, quanto menor a taxa de juros, mais atrativo fica o investimento em imóveis. Então, o mercado antecipando de certa forma esse movimento de queda de juros, eleva o desempenho desses ativos”, afirma.
Destaques entre os FIIs distribuidores de dividendos
Grande atrativo dos FIIs, a distribuição de dividendos é um dos pontos de atenção entre os investidores na hora de escolher o ativo. Muitas vezes o dado olhado é o Dividend Yield (DY).
O Dividend Yield (DY) de uma empresa é uma expressão inglesa que traduzida, literalmente, significa rendimento do dividendo. Trata-se de um índice criado para medir a rentabilidade dos dividendos de uma companhia em relação ao preço de suas ações.
Por meio dele, o levantamento traz a liderança da Life Capital Partners FII entre os fundos imobiliários que mais distribuíram dividendos, com DY de 7,04%. O ativo do tipo híbrido é seguido pelos fundos de papel, JPP Capital Recebíveis Imobiliários FII e Cartesia Recebíveis Imobiliários FII, com DY de 7,02% e 6,81%, respectivamente.
Diferente dos maiores retornos, Freitas destaca os fundos de papel no pagamento de dividendos. Ele explica que índices como CDI e IPCA ainda estão em alta com a atual taxa de juros, e por isso, não necessariamente os FIIs com maiores dividendos são os que mais estão subindo.
O que esperar dos FIIs no segundo semestre
Para a sequência do ano, o analista da Toro Investimentos acredita que com a previsão de mudança na política monetária com a Selic passando a cair, os fundos de tijolo podem continuar a se beneficiar.
“A gente ainda vem de um período de queda bem longa e bem profunda dos fundos de tijolo. Eles ficaram bem descontados, então ainda tem espaço para eles performarem bem ao longo do ano”, afirma.
Quais são os tipos de Fundos de Investimentos Imobiliários?
Os fundos imobiliários podem ser compostos de diversos tipos de ativos, mas, basicamente, podem ser divididos em duas grandes modalidades: os fundos de tijolo e os fundos de papel. Há também fundos híbridos, que misturam as duas modalidades. Conheça um pouco mais de cada uma:
O que são Fundos de tijolo
São focados majoritariamente em empreendimentos físicos. A política desses FIIs é investir em aquisição, construção ou aluguel de imóveis comerciais, como shopping centers, faculdades, prédios, agências bancárias, hospitais, centros de distribuição, galpões e armazéns.
O objetivo de um fundo de tijolo é encontrar pessoas ou empresas interessadas em utilizar os imóveis adquiridos. Em troca, o FII recebe uma renda mensal de aluguel para ser distribuída entre seus cotistas.
O que são Fundos de papel (TVM)
Um FII de papel tem como estratégia investir em títulos financeiros vinculados ao mercado imobiliário, como LCI, CRI, títulos de recebíveis imobiliários, cotas de outros Fundos Imobiliários, entre outros. Nesta modalidade, o lucro do fundo vem dos juros e dividendos pagos por esses títulos, ou da venda deles.
O que são Fundos híbridos
Já os fundos híbridos, como diz o nome, costumam misturar as duas modalidades, tijolo e papel, trazendo assim uma maior diversificação para o investidor.
Quer aprender mais sobre FIIs e outros tipos de investimentos? Acesse o Hub de Educação da B3 e confira inúmeros cursos gratuitos.