O Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) reduziu a taxa de juros no país em 0,25 ponto porcentual, para a faixa entre 3,75% e 4,00% ao ano, em decisão amplamente esperada pelo mercado. Minutos antes da decisão, investidores precificavam 97,8% de chance de uma redução dessa magnitude. Para a reunião de 10 de dezembro, o mercado precifica 85,4% de chance de mais um corte de 0,25 p.p., para a faixa entre 3,50% e 3,75%.
A decisão do Fed não foi unânime. Assim como na reunião anterior, Stephen I. Miran votou por um corte maior, de 0,50 ponto porcentual. Jeffrey R. Schmid votou pela manutenção dos juros no patamar anterior.
“Os indicadores disponíveis sugerem que a atividade econômica tem se expandido em um ritmo moderado. Os ganhos de emprego desaceleraram este ano, e a taxa de desemprego aumentou ligeiramente, mas permaneceu baixa até agosto; indicadores mais recentes são consistentes com esses desenvolvimentos. A inflação aumentou desde o início do ano e permanece um pouco elevada”, disse o comitê, em comunicado.
O mercado não registrou fortes reações depois da divulgação do comunicado do Federal Reserve. No Brasil, o Ibovespa B3 avançava 1,02%, aos 148.927,11 pontos, enquanto o dólar caía 0,30%, para R$ 5,3437. Nos Estados Unidos, o índice Nasdaq subia 0,56% e o S&P 500, 0,18%.
“A decisão ocorre em um contexto de paralisação do governo norte-americano, que suspendeu a divulgação de diversos indicadores oficiais, como o Payroll, dificultando uma leitura completa do cenário econômico — com exceção dos dados de inflação de setembro, publicados de forma excepcional. Apesar dessa limitação, o Federal Reserve tem recorrido a fontes privadas e levantamentos regionais, inclusive de seus próprios distritos, para acompanhar o desempenho da economia”, comentou Gustavo Sung, economista-chefe Suno Research.
Segundo ele, esses indicadores alternativos sugerem que a atividade econômica permanece resiliente, sustentada pelo consumo e pelo setor de serviços, embora com sinais crescentes de moderação. “Por outro lado, o mercado de trabalho segue dando sinais de enfraquecimento”.
Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.