Após a queda forte na sexta-feira, o Ibovespa B3 recuperou parte das perdas nesta segunda-feira, 8. O principal índice da bolsa de valores do Brasil subiu 0,52%, aos 158.187,43 pontos, sustentado pela valorização das ações de bancos e da Petrobras.
Após a maior queda em uma única sessão em quatro anos, os investidores reavaliaram o risco e voltaram às compras na bolsa. Na sexta, a notícia de que o ex-presidente Jair Bolsonaro quer que seu filho, Flávio Bolsonaro, seja candidato à presidência em 2026 trouxe temores sobre um aumento de incertezas para as eleições do ano que vem.
Hoje, apesar do clima ainda de cautela, o humor melhorou, e foi ajudado pelos dados do Boletim Focus. A pesquisa do Banco Central reduziu novamente a expectativa para a inflação de 2025, que passou de 4,43% para 4,40%.
No exterior, os investidores seguraram suas posições à espera de dados de emprego nos EUA, que serão os últimos antes da reunião do Federal Reserve, o banco central norte-americano, para definir o patamar de juros do país. A projeção do mercado é que a decisão seja pela redução de 0,25 p.p.
Ibovespa hoje
Neste cenário, o Ibovespa oscilou entre 159.235,36 pontos na máxima e 157.369,36 pontos na mínima do dia. O volume negociado na B3 foi de R$ 27,2 bilhões.
Dólar hoje
Após a forte alta na sexta-feira, o câmbio teve leve correção no dia de hoje. No fim, o dólar comercial recuou 0,22%, a R$ 5,42.
“O alívio político com a sinalização de possível desistência do senador levou o mercado a desmontar parte do prêmio de risco adicionado ao câmbio, assim como o ambiente externo mais favorável, marcado pela expectativa de corte de juros pelo Fed nesta quarta-feira, que reduziu a atratividade dos Treasuries e enfraqueceu o dólar frente a outras moedas no início do dia”, apontou Bruno Shahini, especialista em investimentos da Nomad.
Bolsas de NY
Nas bolsas de Nova York, os índices recuaram levemente à espera do anúncio do Fed sobre os juros nos EUA. Assim, o Dow Jones caiu 0,45%, o S&P 500 perdeu 0,35%, enquanto o índice de tecnologia Nasdaq cedeu 0,14%.