lpacademy.com.br

Investimentos isentos de IR: quais são e como funcionam João Santos

Read More 

Quando alguém vai escolher um tipo de investimento para colocar seu dinheiro muitos pontos precisam ser considerados, como rentabilidade, segurança, liquidez e custos. Um desses fatores, que é importante e pode interferir no que o investidor mais deseja, o retorno, é a sua relação com o Imposto de Renda.

O Imposto de Renda (IR) é um tributo federal que incide sobre a renda dos brasileiros, porém nem todos os ativos sofrem o desconto. Existem opções de investimentos isentos de IR tanto em renda fixa, quanto em renda variável. 

Investimentos isentos de Imposto de Renda

Em renda fixa: Debêntures incentivadas, LCI, LCA, CRI, CRA, Poupança;

Em renda variável: Dividendos de ações, rendimentos de FIIs, ganhos com vendas de ações desde que o volume de vendas no mês fique abaixo de R$ 20 mil.

É necessário declarar esses investimentos?

Sim, todo investimento precisa ser declarado, pois a Receita Federal quer saber todas as fontes de renda dos brasileiros para entender de onde vem o aumento do patrimônio.

Como funciona e por que existe a isenção do IR?

Nos investimentos de renda fixa a isenção funciona de forma automática para os investidores, pois são as corretoras as responsáveis por recolher o imposto na fonte. Em renda variável, no que diz respeito ao imposto sobre o ganho na venda dos ativos, o investidor é que precisa saber apurar o seu próprio imposto.

“O objetivo da isenção é estimular o investimento em determinados setores da economia, para acelerar o seu desenvolvimento”, explica o CEO da My Capital.

Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.

  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Generated by Feedzy
Scroll to Top