lpacademy.com.br

MRP inclui derivativos de balcão e amplia operações com proteção contra falhas operacionais em investimentos João Santos

Read More 

Quem investe em renda fixa conhece o FGC (Fundo Garantidor de Crédito), que protege alguns investimentos da categoria. Isso, graças ao Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos (MRP), da B3, que oferece indenizações de até R$ 200 mil por prejuízos comprovadamente causados por falhas operacionais e de conduta de bancos e corretoras autorizados a operar no ambiente da B3.

A partir de 1º de agosto, inclusive, o MRP irá ampliar a cobertura de operações, que já engloba  o mercado organizado de Bolsa da B3 com valores mobiliários (como compra e venda de ações, derivativos e fundos listados) e serviços de custódia. O mecanismo incluirá operações em mercado de Balcão Organizado para Derivativos com Contraparte Central (CCP). Desta forma, operações com swap, termo e opções flexíveis, registradas no balcão da B3 com garantia, passam a ser contempladas no MRP.

O que pode ser ressarcido pelo MRP?

Ação tomada pela instituição diferente da vontade do investidor a respeito dos recursos financeiros e dos investimentos em valores mobiliários.

Não execução ou execução incorreta de ordens envolvendo ativos negociados em ambiente de bolsa de valores e de balcão organizado para derivativos com CCP.

Inautenticidade de assinaturas ou de documentos necessários para transferências de valores mobiliários.

Falhas nas plataformas de negociação e no atendimento pelos canais de contingência.

Intervenção ou decretação de liquidação extrajudicial da instituição pelo Banco Central ou encerramento das atividades da corretora.

De acordo com a B3 e a BSM Supervisão de Mercados, a mudança reafirma o compromisso da mantenedora e da administradora do MRP “com a integridade, a proteção e confiança no mercado brasileiro, alinhando-se às melhores práticas internacionais e às demandas de um ambiente financeiro em constante evolução”.

“Trata-se de um marco relevante, que evidencia nosso papel estratégico no desenvolvimento sustentável do setor e na oferta de mecanismos modernos e ágeis, essenciais para o fortalecimento da confiança de investidores”, destaca André Eduardo Demarco, diretor de autorregulação da BSM.

Modernização na plataforma

A atualização do MRP foi incorporada à nova versão da plataforma MRP Digital, que busca levar maior intuitividade e agilidade para o investidor, com o objetivo de proporcionar acesso a informações de forma claras, acessível e em tempo real sobre seus processos.

Melhorias para os investidores

Cadastro prévio antes de abrir uma solicitação;

Home Page com todos os processos e seus respectivos status;

Indicação de tarefa(s) pendente(s) com maior destaque;

Acesso a todos os documentos do processo na íntegra.

Quer simular investimentos no Tesouro DiretoAcesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.

  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Generated by Feedzy
Scroll to Top