Pix Automático entra em vigor; veja o que muda com o novo modelo João Santos

Read More 

Passa a valer a partir de hoje, 13, o PIX Automático, uma modalidade criada pelo Banco Central em junho, mas, que até agora, era facultativa. O PIX Automático permitirá que pagamentos recorrentes, como contas de luz, gás, energia, academia, escola, entre bancos diferentes sejam processados por meio do PIX.

O PIX Automático vai substituir o tradicional débito automático, mas apenas nos casos em que o pagamento envolver bancos diferentes. Na prática, um correntista de um banco A que precisa pagar uma conta recorrente emitida por um banco B, passa a usar, obrigatoriamente, a funcionalidade automática do PIX.

Nos casos em que o banco do pagador for o mesmo usado pela empresa, o modelo de débito automático segue valendo normalmente. O Banco Central lembra que as pessoas não precisam realizar nenhum procedimento para aderir à modalidade, ou seja, não muda praticamente nada para o consumidor final.

Já os bancos precisarão notificar seus clientes sobre a funcionalidade. Efetivamente, são as empresas, como academias, escolas, entre outras, que vão contratar junto aos seus bancos a funcionalidade do PIX Automático. As instituições financeiras têm até 1º de janeiro de 2026 para se adaptar.

Segundo Banco Central, a adoção do Pix Automático tem o potencial de aumentar a competição, reduzir a inadimplência, elevar a eficiência de processos operacionais e diminuir os custos dos procedimentos de cobrança, benefícios que serão usufruídos pelos clientes.

Como funciona o Pix Automático

Empresa, que pode ser sua academia, a escola do seu filho, ou mesmo seu serviço de streaming favorito, oferece Pix Automático como forma de pagamento de seus produtos ou serviços.

Pagador autoriza o pagamento das cobranças por Pix Automático e define regras, como o valor máximo de cada pagamento e a possibilidade de utilizar linha de crédito caso não possua saldo suficiente no momento da cobrança.

Periodicamente, nos dias anteriores ao pagamento, a empresa envia cobrança ao banco do pagador.

O banco do pagador agenda o pagamento e notifica o pagador, que pode conferir, antes do pagamento e no app da sua conta, se está tudo certo.

No dia do pagamento, o banco do pagador efetiva o pagamento da cobrança de acordo com as regras definidas na autorização.

Principais benefícios do Pix

Para quem vai pagar

Facilidade e simplicidade para para de aderir

Conveniência de fazer os pagamentos na data certa, automaticamente

Controle total na gestão de autorização, pagamento e cancelamento direto no app da sua conta

Permite inclusão de mais pessoas, já que não é necessário possuir cartão de crédito​

Acesso ao serviço por meio de múltiplas opções, como bancos, cooperativas, instituições de pagamento, iniciadores de pagamento etc.

Para empresa que vai receber

Aumento da base de clientes, já que existem mais de 160 milhões de usuários Pix

Menor custo operacional, uma vez que basta contratar um único participante do Pix

Diversificação de formas de pagamento, já que clientes que não usam cartão ou boleto podem pagar com Pix

Redução da inadimplência, uma vez que a cobrança é automática

Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.

  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Generated by Feedzy
Scroll to Top